Estratégias de remuneração para as PME

Por Marcelo Samogin, diretor da REMUNERAR

Que as pequenas e médias empresas são o motor da economia todos sabemos. Desde pequenos negócios de subsistência, que nascem e prosperam em nichos muitas vezes promissores e lucrativos, até empresas mais estabilizadas e maduras, que pensam como as grandes para se posicionarem, e enfrentam todos os tipos de dificuldades para serem competitivas. O aquecimento do mercado de trabalho expõe de forma inédita tais empresas e sua competitividade para atrair e manter profissionais mais qualificados, e que são assediados todos os dias pelas facilidades, oportunidades de desenvolvimento, bons benefícios e salários mais altos das maiores empresas.

Ameaça ou oportunidade?

A dificuldade de se pagar salários fixos mais altos, pode se transformar numa real oportunidade para os empreendedores que pensam de forma diferenciada para gerir seus negócios e custos.  Uma empresa que paga 20% abaixo de um mercado hipotético com o qual queira se comparar, pode transformar esta diferença (ou mais que 20%) em salário variável, vinculando se tais ganhos a resultados econômicos ou qualitativos dentro da operação do negócio. Sobre esta parcela mensal de salário variável são devidos os impostos normais que incidem sobre o salário fixo, com a diferença de que somente serão pagos se as metas e objetivos são atingidos ou superados, isto faz toda a diferença para a saúde econômica do negócio.

Produtividade como financiador do negócio

Também é de se esperar que funcionários mais motivados e orientados por metas, produzam mais e melhor, com custos marginais menores, o que certamente posiciona a empresa e seus produtos e serviços de maneira mais valorizada entre os clientes, trazendo mais negócios. Assim, o aumento da produtividade poderá financiar os custos (variáveis) de premiação, contribuindo para inclusive selecionar profissionais diferenciados no mercado. Parte da premiação pode e deve ser paga pelo atingimento dos objetivos e metas em grupo, o que valoriza a visão de conjunto e o trabalho em equipe, fatores chaves de sucesso para negócios de todos os portes.

Ambientes produtivos que valorizam o trabalho em time e premiações impactam na forma de pensar dos funcionários, fazendo com que estes ponderem mais sobre o assédio do mercado de trabalho e empresas concorrentes. Com taxas menores de rotatividade de pessoal, o retorno dos treinamentos certamente impactará de forma rápida e mais duradoura na operação, mais uma vez tornando a mais competitiva. Equipes mais produtivas demandam uma quantidade total menor de funcionários para um mesmo patamar de entregas, impactando mais uma vez a produtividade.

Líderes atuando como líderes

Superar a defasagem salarial, a baixa produtividade dos funcionários, as dificuldades e a ausência de capacitação, certamente exigirão posturas diferenciadas dos líderes, supervisores e gestores. Pensar na qualificação e preparo dos líderes é uma das mais legítimas e importantes iniciativas para se fortalecer o ambiente de mudança. Competências essenciais como visão de custos, comunicação, feedback, gestão de conflitos e capacidade de planejamento sempre foram e continuarão sendo vitais para liderar pessoas e gerenciar negócios de sucesso.

Calcule o seu real custo do turnover

Solicite através de um e-mail corporativo a planilha de cálculo, e de forma customizada calcule o real custo do turnover de sua empresa, basta enviar um e-mail para contato@remunerar.com.br.

A viabilidade de financiar alguns de seus novos projetos de retenção e valorização de talentos pode estar neste cálculo. Aproveite para fortalecer as estratégias de gestão de pessoas e valorizar a função RH junto ao negócio.

Conheça os resultados da Enquete REMUNERAR sobre o que as empresas têm feito de novo para reter e atrair profissionais diferenciados. Para participar de novas enquetes sobre gestão de pessoas, remuneração e benefício, escreva para contato@remunerar.com.br.

Como remunerar os vendedores para venderem mais. Este artigo comenta as estratégias de aumento de vendas e produtividade comercial através de um plano de remuneração variável mais aderente aos desafios e flexibilidade que o negócio exige.

Como negociar o PLR sem que o lucro, faturamento e rentabilidade façam parte da conversa com o sindicato? Acesse o artigo “Implementando o PPR ao invés do PLR e aprenda mais sobre as estratégias em torno deste tema.

No site da REMUNERAR você poderá publicar vagas de RH e selecionar entre os currículos cadastrados profissionais da área. Leia Mais.

Sobre o autor

Marcelo Samogin, Diretor da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica. Atuou por mais de 24 anos como executivo de RH, especialista em remuneração e inteligência de negócios em diversos segmentos de indústrias, prestação de serviços e varejo de luxo. Professor convidado da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e Fundação Dom Cabral (FDC PAEX) para os temas Gestão de Pessoas e Remuneração Estratégica. Diretor do Grupo de Remuneração e Benefícios da AAPSA. Para mais informações escreva para: contato@remunerar.com.br ou acesse www.remunerar.com.br

Sobre a REMUNERAR

A REMUNERAR foi fundada em 2010 e tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de competitividade e crescimento de seus clientes em oportunidades reais de ganhos e resultados diferenciados através das pessoas. Para saber mais acesse: www.remunerar.com.br ou REMUNERAR no LinkedIn

Estratégias de remuneração para as PME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo