Impacto da PLR sobre o turnover e atração de talentos

Estudo avalia os efeitos da PLR como estratégia de remuneração para redução do turnover e atração de novos de talentos
Estudo REMUNERAR, por Marcelo Samogin
Maio de 2012

 

O plano de PLR contribui para reduzir o turnover e atrair profissionais? Para o segmento de agências digitais a resposta é sim. O resultado fora revelado por recente pesquisa realizada pela REMUNERAR sob encomenda da Associação de Agências Digitais (ABRADi) no último trimestre de 2011. O trabalho envolveu 112 empresas do segmento de diversos portes e regiões do Brasil e mostrou a realidade de um setor aquecido. O impacto do PLR sobre o turnover deste segmento fora analisado cruzando se os dados entre o grupo de empresas com a PLR estruturada e funcionando, versus o grupo das empresas sem este tipo de remuneração.

Analisando se os dados, considerando as empresas cujos funcionários com mais de 3 anos de casa representam até 10% do efetivo total, percebemos que o grupo de empresas com a PLR é 31% maior do que o grupo sem a PLR. Para os demais grupos de empresas, ou seja, aquelas cujo efetivo de funcionários com mais de 3 anos representam até 20% ou 30%, nota-se que o efeito do PLR sobre o turnover é menor a medida que o tempo avança. Esta tendência se mantém também para empresas com taxas maiores de efetivo com mais de 3 anos de casa. Esta análise nos sugere que em segmentos com alto turnover, a PLR pode ser uma excelente ferramenta para atrair novos funcionários, especialmente quanto o mercado de trabalho está aquecido. Analisando como um todo os dados da pesquisa, a medida que o tempo passa, é razoável supor que o foco de gestão da empresa deva se concentrar em estratégias de desenvolvimento, através de cursos de aperfeiçoamento e acompanhamento da performance, visando entre outras coisas o aprimoramento técnico e crescimento na carreira.

Em tempo, o item cursos e treinamentos também ganhou destaque entre as práticas das empresas pesquisadas, sendo que 76% das agencias informaram que têm como prática incentivar os funcionários com cursos e treinamentos. Segundo os dados da pesquisa, as empresas que concedem tais cursos têm em média 25% mais funcionários com 3 ou mais anos de casa, em comparação ao grupo de empresas que não oferecem tais cursos. Este dado reforça a estratégia bem sucedida das empresas neste segmento de que oferecer uma combinação equilibrada entre remuneração por resultados e cursos de aperfeiçoamento é uma eficiente ferramenta de atração e retenção com forte aderência entre os profissionais em fase de formação de carreira, a exemplo do que acontece neste setor onde 85% dos profissionais das empresas pesquisadas têm até 28 anos de idade.

Na ponta do lápis, os cursos trabalhistas de demissão e a quebra de produtividade são muito maiores do que o investimento para se treinar e desenvolver os funcionários. Lembrando ainda que legalmente, sobre os valores pagos a título de participação nos resultados, ou PLR, ainda há a isenção dos impostos trabalhistas quando a empresa homologa o acordo através de um comitê de funcionários junto ao sindicato dos trabalhadores. Outra vantagem é que o plano estruturado de participação baseado em indicadores econômicos e qualitativos de performance se auto-financia, uma vez que a produtividade gerada a partir da implementação do plano também produz excedente econômico-financeiro para se pagar a premiação e financiar outras iniciativas e investimentos em gestão de pessoas.

Como negociar o PLR sem que o lucro, faturamento e rentabilidade façam parte da conversa com o sindicato? Acesse o artigo “Implementando o PPR ao invés do PLR” e aprenda mais sobre as estratégias em torno deste tema.

Marcelo Samogin, Diretor de Negócios da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica. Atuou por mais de 23 anos como executivo de RH, especialista em remuneração e inteligência de negócios nos segmentos de indústrias, prestação de serviços e varejo de luxo. Contatos: contato@remunerar.com.br ou www.remunerar.com.br

Sobre a REMUNERAR

A REMUNERAR foi fundada em 2010 e tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de produtividade e crescimento de seus clientes em oportunidades reais de ganhos e resultados diferenciados através das pessoas.

(http://www.linkedin.com/in/marcelosamogin)

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