Meritocracia nas grandes empresas destaca a PLR

Gold barsEstudo da Remunerar revela quão importante é a participação nos resultados (PLR) junto às estratégias de retenção e meritocracia nas empresas com mais de 1000 funcionários. Por Marcelo Samogin

Criada há 14 anos e atualizada em 2013, a lei que regulamentou no Brasil a participação nos lucros e ou resultados estabilizou o tema especialmente entre as empresas com mais de mil funcionários. Esta robusta prática de recompensa por objetivos foi percebida em 81,3% das 112 organizações pesquisadas com mais de mil funcionários, frente a um universo de 313 empresas de todos os portes que mantêm o programa PLR.

Esta e outras relevantes conclusões fazem parte da recente pesquisa liderada pela consultoria Remunerar e que fotografou como mais de 500 empresas brasileiras têm praticado este tipo de premiação entre os funcionários. Em sua grande maioria, as empresas têm implementado seus programas de PLR por iniciativa própria, sendo que parte destas não se sentaram à mesa para negociar e homologar seus programas com os sindicatos dos trabalhadores, detalhe importante para que sobre os valores das premiações não sejam devidos pelas empresas os impostos normais como nos salários. Este retrato das empresas com mais de mil funcionários contrasta com a realidade geral do mercado de empresas de todos os portes onde a mesma pesquisa apontou que 59,4% destas têm a PLR funcionando por iniciativa própria, o que revela na opinião dos consultores o esforço maior e agressividade das grandes empresas em implementar e aprimorar a PLR frente ao mercado de empresas de todos os portes.

Não menos relevante como resultado do estudo é a agressividade do potencial de ganho de PLR das empresas com mais de mil funcionários. “Quando analisamos o potencial de ganho entre as grandes empresas e o mercado geral percebemos o quanto as maiores são agressivas neste ponto. Temos 11,8% das empresas grandes que pagam mais de 2,5 salários de PLR para atingimento de 100% dos objetivos, contra 7,2% de empresas no mercado geral”, comenta Marcelo Samogin, diretor da Remunerar. A agressividade no potencial de ganho das empresas com efetivo acima de mil funcionários também se reflete na faixa de premiação entre um e dois salários para o patamar de 100% das metas. “Notadamente aqui percebemos o esforço das grandes empresas e sua disposição de trabalhar com processos mais organizados e estabilizados, com constante mensuração de produtividade, condição essencial para avaliar o desempenho de equipes e funcionários e premiá-los por objetivos.”, completa Samogin.

Embora muitas sejam as opções e práticas de gestão de pessoas que certamente impactam o turnover, a pesquisa também mostrou que a PLR contribui para reter os profissionais por mais tempo no quadro de funcionários. Tal como percebido no mercado geral, também para o grupo de grandes empresas, o efetivo destas com funcionários de três ou mais anos de casa chega a ser 30,6% maior. Outro ponto que reforça a PLR como estratégia de recompensa é o percentual de empresas com o plano implementado há 14 anos ou mais, sendo 47,3% entre as grandes empresas contra 24,7% do mercado geral. Nos últimos cinco anos cerca de 45% das empresas de todos os portes implementaram a PLR. Este dado sugere a preocupação do mercado em geral em criar métricas de recompensa vinculadas à resultados exatamente nos anos que sucederam o ciclo de forte crescimento da economia brasileira e também a crise mundial provocada pelo mercado financeiro norte americano.

Ao todo participaram da pesquisa mais de 500 empresas de todos os portes, das regiões Sudeste e Sul do Brasil sendo que 78,6% das empresas de todos os portes estão instaladas na capital São Paulo e interior do estado.

Sobre o autor

Marcelo Samogin, Diretor da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica. Atua a 25 anos como executivo de RH, especialista em remuneração e inteligência de negócios por diversos segmentos de indústrias, prestação de serviços e varejo de luxo. Professor convidado da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e Fundação Dom Cabral (FDC PAEX) para os temas Gestão de Pessoas e Remuneração Estratégica. Ex diretor do Grupo de Remuneração e Benefícios da AAPSA. Para mais informações acesse: www.remunerar.com.br

Sobre a Remunerar

A REMUNERAR tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de produtividade e crescimento de seus clientes em oportunidades reais de ganhos e resultados diferenciados através das pessoas.

Para participar das próximas enquetes envie uma mensagem para contato@remunerar.com.br

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