Por Patrícia Buzolin
Nessas últimas semanas tive o prazer de conversar com várias pessoas que estão em busca de recolocação profissional e/ou desejam mudar de carreira, cada uma por motivos diferentes está em busca de uma nova posição no mercado de trabalho. Venho observando ao longo da minha prática profissional como coach que, muitas vezes, quando um profissional está em busca de emprego suas preocupações giram em torno do processo seletivo: O que devo escrever no meu currículo? Como devo ir vestido para entrevista? Como consigo uma entrevista com um Headhunter? Menciono ou não minha última breve passada pela empresa X? O que faço para conseguir mais entrevistas? Menciono meu último salario? Ou faço uma média da minha pretensão salarial? E se eu pedir muito? E se eu pedir pouco? Como usar o Linked in? Isso funciona? O mercado está aquecido? Ou está devagar?
Pergunto para você, leitor, o que há de comum nessas perguntas e questionamentos válidos e necessários? Todas essas questões estão levando o profissional a olhar para fora, olhar para o contexto, olhar para coisas que muitas vezes ele não pode mudar e não há muito o que ser feito. Aumentar a empregabilidade e aumentar as chances de conquistar uma posição em um mercado que você não tem muita experiência pressupõe um outro foco, focar para dentro. É preciso mudar as perguntas: O que eu quero? Como seria minha vida ideal? E meu trabalho ideal, como se pareceria? Por que essa trabalho é importante para mim? Quem serão os beneficiados com essa mudança? O que irão ganhar?
Desenhe o seu projeto de carreira ideal, considerando seu projetos de vida e suas diversas carreiras:
Carreira Profissional
Carreira de Cônjuge
Carreira de pai ou mãe
Carreira de Parente
Carreira de Cidadão
Carreira de Ser Saudável
Carreira de Aluno/Profissional que aprende
E todas as outras que você desejar acrescentar…
Olhando para seu projeto que empresas atenderiam suas necessidades? Às vezes, temos claro o que não queremos, já é um bom começo… Gosto muito das palavras do Guru Luiz Carlos Cabrera, “o projeto de Carreira está inserido no projeto de vida!!!”
Segundo, visite suas competências: no que você é bom? O que tem a oferecer que gera valor para o cliente? Outro conceito trazido pelo professor Cabrera é: “é aquilo em que você é bom, é que os outros acreditam e contam para mais gente”
Esse é um bom caminho: entreviste as pessoas que convivem com você, peça feedback, certifique-se que sua auto imagem está alinhada com sua reputação (imagem que os outros, os que o observam, têm de você).
E por último, comunique seu SONHO para sua Network.
Deixe-me explorar melhor o conceito de network. Na minha visão network não são os profissionais de RH que eu conheço, nem as pessoas que possui um cargo de alto poder de decisão em uma empresa. Network são os seus relacionamentos e neles estão inseridos todos aqueles que gostam de você, que você encontra com frequência, que você ajuda quando precisam e que estão dispostos a ajuda-los. Para refletir sobre a sua network responda às perguntas abaixo:
Onde estão seus amigos de infância? E seus vizinhos de Bairro?
E seus colegas de Faculdade?
Clientes, fornecedores, concorrentes?
Com quem mais você se envolveu ao longo da sua vida?
É muito importante cultivar sua network ao longo da vida, principalmente quando você está em uma fase gratificante, oferecer ajuda para os outros, abrir espaço na sua vida para servir as pessoas, no dia que você precisar acioná-las elas estarão de portas abertas. Por outro lado, nunca é tarde para começar, pense o que você tem para oferecer para seus amigo e comece já!!!
Espero que esse texto ajude-o a começar esse lindo projeto que é cuidar da sua VIDA!
Patricia Muller Buzolin – Psicóloga formada pela PUC RS, Pós-graduada em Administração pela FGV EASP. Coach, especialista em Planejamento de Carreria e Desenvolvimento de Líderes e Equipes. Diretora dos Grupos de Estudos da ABRH SP. Blog http://inproveconteudo.blogspot.com.br/ – Email patricia.buzilon@inprove.com.br – Contato (11)98585-6778
Este blog é uma iniciativa da REMUNERAR e visa publicar notícias e informações para gestão de pessoas e carreiras. Patrícia Buzolin é parceira da REMUNERAR desde 2012.