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Participação nos lucros ou resultados: Remunerando melhor e pagando menos impostos

Remuneração Estratégica
Por Marcelo Samogin

O crescimento vigoroso da atividade economia no Brasil e o aumento no volume de negócios em todos os segmentos fazem o número de oportunidades crescerem também rapidamente. Os desafios são proporcionalmente crescentes as oportunidades nos negócios quanto falamos em remunerar adequadamente os profissionais que sustentam o bom atendimento dos clientes, os custos reduzidos, a produção sem desperdícios, e o sucesso das operações. Sob uma visão muitas vezes errônea, as empresas deixam de construir um plano em razão de riscos futuros inexistentes, e perdem oportunidades de se diferenciarem no mercado especialmente nas formas de remunerar e definir suas estratégias de recompensa dos profissionais.

A Lei 10.101 de 19/12/2000, que regulamentou as regras dos programas de participação nos lucros ou resultados em muitos casos ainda é aplicada de forma desconectada com os objetivos mais relevantes da empresa e do negócio, quando não usada apenas para se pagar um 14º salário, aplicada sob as regras um acordo ou convenção coletiva e normalmente desconectadas com os indicadores relevantes de produtividade das empresas.

Num programa de PLR estruturado de forma responsável há uma enorme variedade de oportunidades para se integrar macros objetivos entre as áreas, divisões e processos de trabalho que certamente impactarão de forma muito positiva na forma da organização entregar resultados aos acionistas e na percepção dos clientes de como o negócio lhes adiciona valor no tempo. Naturalmente o clima interno e a confiança elevada dos profissionais fortalecerão este ciclo positivo, afinal ninguém se sente bem trabalhando para uma organização marcada pelo fracasso.

Como ferramenta de motivação, o PLR estimula a comunicação interna em torno dos objetivos comuns podendo inclusive pela lei garantir injeções de ânimo ao time com pagamentos semestrais. Sob uma visão sistêmica, o PLR também provocará os profissionais a trabalharem orientados por metas e objetivos, ora globais, ora específicos por área, estimulando fortemente uma mudança de cultura empresarial, baseada na gestão de resultados, indicadores estratégicos das operações, gestão à vista, com metas e objetivos desafiantes e absolutamente alinhados aos planos estratégicos e de futuro da organização.

Mas, de onde nascem os recursos para se pagar mais uma premiação? Sob uma visão mais crítica e empreendedora há um consenso de que um plano de distribuição de lucros e resultados estruturado literalmente se paga, a partir da geração de resultados, economias, eliminação de rotinas e redundâncias, reduções de custos, desperdícios e acidentes, retrabalhos generalizados, maior foco nas soluções dos que nos problemas e ganhos em torno de racionalizações e agilidade dos processos, impactando naturalmente a rentabilidade dos ativos físicos e capital humanos nas operações.

Se não bastasse, a oportunidade de mudança do modelo de cultura e gestão que o PLR propicia, a própria lei que o criou, permite que as empresas paguem tais valores com isenção dos encargos trabalhistas, bastando para tanto negociar internamente com os empregados e homologar o acordo junto do sindicato. O momento é propício para se desenvolver um modelo de PLR para ser implementado a partir de Janeiro de 2012, alinhado à operação e aderente o bastante para sustentar as estratégias de crescimento e visão de futuro do negócio.

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Marcelo Samogin, Diretor de Negócios da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica. Economista pela PUC-SP, com MBA pela FIA-USP e especialização pela FGV-SP. Atuou por mais de 23 anos como executivo de RH, especialista em remuneração e inteligência de negócios nos segmentos de indústrias, prestação de serviços e varejo de luxo. Contatos: contato@remunerar.com.br ou www.remunerar.com.br.

Sobre a REMUNERAR

A REMUNERAR foi fundada em 2010 e tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de produtividade e crescimento de seus clientes em oportunidades reais de ganhos e resultados diferenciados através das pessoas.

(http://www.linkedin.com/in/marcelosamogin)

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