Estudo patrocinado pela Remunerar.com.br. Por Marcelo Samogin
Um estudo recente patrocinado pela consultoria Remunerar.com.br trouxe uma fotografia atualizada sobre os salários pagos aos profissionais de RH. A pesquisa realizada no mês de Abril de 2016 teve por objetivo conhecer com mais detalhes o padrão de remuneração fixa e variável de 29 cargos de RH e indicadores de desempenho da área. Participaram da pesquisa 100 empresas que empregam atualmente cerca de 110.000 funcionários.
Perfil das empresas pesquisadas
Foram capturadas 724 informações salariais de 1280 profissionais de RH, sendo que 67% das empresas atuam no segmento de prestação de serviços. Temos outros 30% de empresas com operações industriais. Agronegócio e ONGs somam 3% de participação. Conheça a seguir mais detalhes sobre o porte, faturamento anual e localização das empresas participantes.
A diversidade salarial em RH
A diversidade de especializações e áreas de formação que normalmente encontramos entre os profissionais de RH também se reflete nas variações salariais encontradas na pesquisa. Olhando para seis cargos de nível de analistas, os resultados da pesquisa nos revelam questões e diferenças importantes na área. As variações salariais são bastante significativas chegando a uma diferença salarial máxima de 40,9% considerando a mediana dos cargos. A área de remuneração e benefícios se destaca com o maior salário médio entre os analistas como um todo. Esta diferença em grande parte pode ser explicada pela escassez destes profissionais no mercado. As variações salariais foram apuradas a partir da amostra salarial de 505 analistas de diversas áreas de RH, conforme o gráfico a seguir. Todos os salários estão em Reais e foram ajustados considerando a inflação pelo INPC-IBGE até março de 2016, conforme o mês de data base de cada empresa. Clique nos gráficos a seguir para visualizar melhor os detalhes.
Cargos de nível gerencial e suas diferenças
Quando olhamos o quadro de remuneração dos gestores de RH, as diferenças salariais entre as áreas também se mantém e atingem expressivos 69,4% quando analisamos a mediana de mercado, considerando o Total em Dinheiro (salário base mais premiações). Foram analisadas 80 informações salariais de nível gerencial. Os valores apurados estão logo a seguir.
Para ter acesso sem custo a um relatório com mais detalhes e as demais medidas estatísticas como mínimo, 1° quartil, média, mediana, 3° quartil e máximo, contate nos pelo endereço eletrônico contato@remunerar.com.br através de seu e-mail corporativo.
Metodologia e análises de resultados
A pesquisa patrocinada pela Remunerar além de mapear o padrão de salários e remuneração de 29 cargos também trouxe diversos indicadores de RH. A amostra de salários foi propositalmente dividida entre dois grupos distintos, sendo eles: Grupo de empresas que em média pagam abaixo da mediana de mercado e outro grupo que em média paga acima da mediana, considerando o total em dinheiro (TD), ou seja, salário fixo mais premiações. Este tipo de análise nos proporcionou observar por grupos como algumas práticas de RH acontecem nas empresas, e também diferentes graus de agressividade para enfrentar os desafios da gestão de talentos.
Na essência nos perguntamos se as empresas que pagam os salários acima da mediana de mercado também são agressivas em outras práticas de gestão de pessoas, e a resposta é sim, ao menos para o grupo de 100 empresas participantes da pesquisa.
Diferenças regionais
No passado foram marcantes as diferenças salariais apuradas também entre regiões do país. A atividade econômica das capitais e os respectivos volumes de negócios sempre proporcionaram maior competição e disputa pela mão de obra de maior qualificação, e os salários acompanharam esta lógica de mercado. O gráfico a seguir mostra que entre as empresas que pagam acima da mediana de mercado, 66% delas estão na capital São Paulo e Grande São Paulo. Ao contrário, quando observamos o mercado de empresas no interior de SP e outras cidades, percebemos que há uma concentração inversa de 66% de empresas que pagam abaixo da mediana de mercado.
Análise por segmento de negócio
Analisando o posicionamento das empresas por segmento, também pode se observar que 55,3% de empresas que pagam acima da mediana de mercado são do segmento de prestação de serviços. Quando analisamos os dados das empresas que se posicionam abaixo da mediana de mercado, encontramos novamente 77,4% das empresas do segmento de serviços.
O fato concreto é que temos uma grande concentração de empresas de serviços pagando abaixo da mediana de mercado. O segmento industrial, por sua vez, concentra 40,4% de empresas que pagam acima da mediana de mercado. Historicamente sabemos que a qualificação da força de trabalho da indústria em muitos casos é maior que a qualificação exigida pelo segmento de serviços, e isto pode justificar este posicionamento do segmento industrial. Segmentos de agronegócio e ONGs não foram inclusos nesta análise.
Pagar salários acima de mercado aos profissionais de RH ajuda a reduzir o turnover geral?
Esta questão também pode ser analisada a partir dos resultados da pesquisa. Os dados sugerem que o efetivo de profissionais com mais de 3 anos de empresa é maior em 12,1% entre as empresas que pagam salários acima da mediana de mercado. Os dados foram analisados segundo os grupos que pagam abaixo e acima da mediana de mercado, considerando empresas que informaram que têm 50% ou mais de profissionais acima de 3 anos de casa.
Novo artigo no blog: Acesse o novo artigo Produtividade de RH é maior em empresas que pagam melhor
Enquetes REMUNERAR
As Enquetes REMUNERAR são pesquisas sobre temas relevantes e práticas de gestão de RH e remuneração sem custo para as empresas participantes. Participe das novas enquetes e conheça os resultados das pesquisas anteriores. Acesse informações para tomar as melhores decisões e posicionar novas práticas sobre gestão de pessoas, remuneração e benefício. Para participar de novas enquetes escreva para contato@remunerar.com.br
Sobre o autor
Marcelo Samogin, Diretor da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica e soluções de meritocracia. Atua há 28 anos como especialista em meritocracia e inteligência em remuneração em mais de 20 segmentos diversos de negócios. Professor convidado da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e Fundação Dom Cabral (FDC Programa PAEX) para os temas Gestão de Pessoas e Remuneração Estratégica. Ex diretor do Grupo de Remuneração e Benefícios da AAPSA. Atualmente coordena o grupo de Remuneração Estratégica da ABRH-SP Regional Oeste. Para mais informações acesse: www.remunerar.com.br
Sobre a Remunerar
A REMUNERAR tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de produtividade e crescimento de seus clientes em oportunidades para obter resultados diferenciados através das pessoas. Presente no mercado desde 2011 atendeu mais de 40 clientes em projetos exclusivos de meritocracia e remuneração por desempenho e resultados.
Deixe um comentário