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Estudo recente mostra que a PLR avança entre as agências digitais

Remunerção Estratégica por Marcelo Samogin
Março de 2012

As agências digitais implementaram cinco vezes mais planos de PLR entre 2010 e 2011. Esta constatação fora percebida a partir do estudo feito pela REMUNERAR sob encomenda da ABRADi (Associação Brasileira de Agências Digitais). O trabalho envolveu 112 empresas do segmento de diversos portes e mostrou a realidade de um setor aquecido. De acordo com a pesquisa, no período de julho a setembro de 2011, o ritmo de contratações no segmento foi o dobro da média nacional do setor de serviços, tendo as empresas contratado mais do que demitiram, gerando um diferencial positivo acumulado de +3% de vagas efetivas, versus um crescimento de 1,55% das contratações no setor de serviços no país (Fonte CAGED).

Outra evidência de aquecimento reforçado pela pesquisa fora a evolução média dos salários dos cargos técnicos que apresentaram uma variação positiva real de 35,3% em relação ao ano de 2010. Este cenário de competição entre as empresas para contratar profissionais alimenta a pressão sobre os salários médios pagos neste segmento.

Este é o pano de fundo para o avanço detectado pela pesquisa dos planos de participação como estratégia de implementação da remuneração variável por metas e objetivos como forma de aumentar a competitividade para contratar e reter profissionais diferenciados. Como destaque do mesmo estudo, outras iniciativas para conquistar e se mantes os profissionais têm se destacado entre as empresas do segmento.  O estudo revelou que 76% das empresas concedem cursos de aperfeiçoamento aos funcionários, sendo que este grupo de empresas têm em média 25% mais funcionários com 3 ou mais anos de casa, em comparação ao grupo de empresas que não oferecem tais cursos. Este dado reforça a estratégia bem sucedida das empresas neste segmento de que oferecer ou subsidiar cursos e treinamentos é uma eficiente ferramenta de retenção com forte aderência entre os profissionais em fase de formação de carreira, a exemplo do que acontece neste setor onde 85% dos profissionais das empresas pesquisadas têm até 28 anos de idade.

Na ponta do lápis, os cursos trabalhistas de demissão e a quebra de produtividade são muito maiores do que o investimento para treinar os funcionários. A experiência nos mostra que uma combinação equilibrada entre remuneração e oportunidades de desenvolvimento e carreira são estratégias sempre bem vistas entre os funcionários. Como modelo incentivado por lei (10.101) a participação nos lucros ou resultados é uma excelente opção para remunerar ou premiar os funcionários. Entre as diversas vantagens do PLR, destacamos a oportunidade de se criar a cultura de trabalho por resultados entre os funcionários e a isenção dos impostos trabalhistas sobre os valores pagos como tal. Uma vez que a responsabilidade por entrega de resultados é diferentes entre os diversos níveis hierárquicos e também entre os cargos da empresa, normalmente encontramos mais de um modelo de remuneração por resultados.

Acesse o artigo “Implementando o PPR ao invés do PLR” e descubra como criar um plano de participação nos resultados sem que informações confidenciais como lucro, faturamento ou rentabilidade façam parte das negociações e conversas sobre este tipo de estratégia de remuneração.

Marcelo Samogin, Diretor de Negócios da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica. Atuou por mais de 23 anos como executivo de RH, especialista em remuneração e inteligência de negócios nos segmentos de indústrias, prestação de serviços e varejo de luxo. Contatos: contato@remunerar.com.br ou www.remunerar.com.br.

Sobre a REMUNERAR

A REMUNERAR foi fundada em 2010 e tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de produtividade e crescimento de seus clientes em oportunidades reais de ganhos e resultados diferenciados através das pessoas.

(http://www.linkedin.com/in/marcelosamogin)

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