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PLR na crise para reduzir custos, desperdícios e ganhar eficiência

quadroTransforme a crise em oportunidade para economizar de verdade, reduzir custos, cortas desperdícios e ainda engajar as pessoas da empresa. Ano de crise, aposte no PLR focando custos, desperdícios e aumento da eficiência. Por Marcelo Samogin

Pela lei pode ser entendido como benefício, por uma questão simples tributária, mas o PLR é na essência um prêmio por desempenho, e compõe o pacote de remuneração em todas as empresas. Muitos questionam se a PLR pode ser paga sem que a empresa apresente lucro. A lei mesmo nos explica que a empresa tem total liberdade para escolher os melhores indicadores de desempenho, e que reflitam de fato o sucesso da operação. Mas mesmo num ano de crise, é natural pensar que o objetivo econômico da empresa é gerar caixa e rentabilizar o capital, traduzindo, dar lucro. Mas olhando o ambiente de negócios de forma mais abrangente, o sucesso da operação somente acontece quando há lucros? Para muitas empresas a realidade num momento de crise pode ser diferente. Equilibrar as despesas, evitar custos e desperdícios, pode ser a opção mais sensata para se manter a operação funcionando, pagando as contas e assegurando o mínimo atendimento aos clientes.

 Então como o RH pode ganhar valor no momento de crise? Fácil

Cada ambiente corporativo, cada empresa é de fato muito diferente uma da outra. A crise é uma oportunidade para se engajar com mais coragem junto aos reais temas corporativos especialmente num ano de baixo ou nenhum crescimento da economia. Os programas de desempenho e performance, de premiações e tantos outros não vão salvar a empresa se o crescimento da economia for um desastre, mas as empresas que se preparam para enfrentar momentos de dificuldade certamente sairão da crise mais fortalecidas para crescer rapidamente nos ciclos seguintes de expansão das vendas.

Você que é RH e se percebe como estratégico, e clama por participar mais do negócio, pergunte ao chefe da controladoria ou ao chefe do financeiro quantos reais (despesas e custos) devem ser economizados, reduzidos, suprimidos em 2015. Este será o objetivo central do novo programa. Identifique os grandes eixos de redução e crie um programa de premiação exatamente com tais indicadores, e chame do nome que preferir. Legalmente ele pode ser instalado como um típico programa de participação nos resultados, exatamente constituído como um PLR, sem que o lucro venha para o programa, sem que se chame isto de novo benefício, ainda mais num momento de crise. A última coisa que os acionistas querem é discutir um novo benefício num momento de crise. Lembrando que um bom programa com indicadores alinhados aos objetivos do ano, produz a redução de custo esperada reduz o desperdício, assim como estimula o aumento da eficiência da operação, e melhor de tudo, ele se paga. Ou seja, não haverá aumento de custos para se pagar a tal premiação ao final de 12 meses, a economia gerada mais a eficiência maior financiarão o programa.

Depois disto, a área de RH será percebida por todos como uma área engajada e conectada às estratégias da corporação, ganhando valor junto aos acionistas e diretoria. Muitos reclamam que RH não tem o valor que merece junto aos acionistas, mas o que o RH tem feito para se aproximar dos objetivos do negócio, discutir a motivação interna ou o clima de trabalho? Incorpore o espírito estrategista e pratique-o, você e sua área de RH será reconhecida de forma diferente entre todos dentro da empresa. Os momentos de crise são sempre momentos de oportunidade, pense nisso e ganhe valor.

Calcule o seu real custo do turnover

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A viabilidade de financiar alguns de seus novos projetos de retenção e valorização de talentos pode estar neste cálculo. Aproveite para fortalecer as estratégias de gestão de pessoas e valorizar a função RH junto ao negócio.

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Sobre o autor

Marcelo Samogin, Diretor da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica e soluções de meritocracia. Atua a 26 anos como executivo de RH, especialista em remuneração e inteligência de negócios por diversos segmentos de indústrias, prestação de serviços e varejo de luxo. Professor convidado da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e Fundação Dom Cabral (FDC PAEX) para os temas Gestão de Pessoas e Remuneração Estratégica. Ex diretor do Grupo de Remuneração e Benefícios da AAPSA. Para mais informações acesse: www.remunerar.com.br

Sobre a Remunerar

A REMUNERAR tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de produtividade e crescimento de seus clientes em oportunidades reais de ganhos e resultados diferenciados através das pessoas.

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